Falta pouco para o Carnaval de Rua de Santa Maria, e a Avenida Liberdade já começou a receber os preparativos para a festa. Desde a manhã de sábado, a infraestrutura está sendo foi montada.
Mas, antes mesmo de arquibancadas, camarotes, luzes e som serem montados, pelo menos um imprevisto foi registrado: no sábado, um motociclista bateu em um ferro de proteção da arquibancada. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, o acidente registrou apenas danos materiais.
No dia do acidente, não havia sinalização na Avenida. Segundo a Coordenadoria Municipal de Trânsito, uma equipe foi deslocada para sinalizar após o acidente. Passini explica que a empresa responsável pela montagem não tinha autorização de erguer a estrutura no meio da rua e que o material deveria ter largado na praça e não na avenida.
Como na noite de sábado ocorreu um desfile de ensaio das escolas de samba, a secretaria que é o órgão responsável por trancar as ruas só iria autorizar que a via fosse bloqueada após as escolas passarem pela Liberdade.
A gente não sabe se o acidente foi por imprudência do motorista ou por causa dos ferros na rua. A empresa não tinha autorização para ter aquilo no meio da rua, porque sábado tinha ensaio das escolas de samba, e a rua só seria bloqueada depois do ensaio comenta o secretário.
A empresa responsável pela montagem seria uma terceirizada pela secretaria de Cultura de Santa Maria. O "Diário" entrou em contato com a empresa, que afirmou que não poderia responder pelo acidente porque não seria a única responsável pela organização e montagem da infraestrutura do Carnaval de Rua da Cidade.
Vias foram interrompidas
O trânsito de veículos na Avenida Liberdade deve seguir interrompido até o começo da próxima semana. O trecho bloqueado fica entre a Rua dos Andradas e a Lucídio Gontan. O tráfego deve ser normalizado na segunda-feira, depois do Carnaval. Os desfiles ocorrem na sexta-feira e no sábado. No domingo, ocorre a apuração.
"